sexta-feira, 17 de maio de 2013

Erro fatal ao executar sysprep no windows 7 e 8 32 e 64 bits

 Se você esta recebendo erro fatal ao executar sysprep no Windows 7 ou 8 32 ou 64 bits, e já tentou várias formulas das páginas web sem sucesso, seu problema pode ser igual ao que tive, não se desespere que aqui tem a solução. Depois de muita pesquisa sem êxito, fui pela lógica e tentativas até conseguir descobrir onde estava o erro, é claro que a maioria das dicas encontrei pesquisando e outras estudando os logs de erro e vou passar mastigadinho pra quem esta com esse problema.

 Mãos a obra, navegue até a pasta Sysprep, este é o caminho C:\Windows\System32\Sysprep e delete a pasta Panther.
 Abra o registro do Windows e encontre as seguintes chaves:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup\Status\SysprepStatus  em CleanupState coloque 2 e em GeneralizationState coloque 7.
Agora encontre esta chave:HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\SoftwareProtectionPlatform em SkipRearm coloque 1.
Abra o prompt de comando com direitos administrativos (botão direito executar como administrador ) e digite "msdtc -uninstall" em seguida digite "msdtc -install".

 A dica abaixo é somente para 64 bits (mas tem que fazer os passos acima)
  copie o arquivo iesysprep.dll que esta em C:\Windows\system32 para C:\Windows\SysWOW64 e mande substituir (faça uma copia do arquivo de destino antes de substituir, para que se houver algum erro poder voltar o arquivo original )

 Pensa que acabou? se o Windows, deixar substituir sorte sua, caso contrario use estes passos para poder substituir o arquivo iesysprep.dll.

 Aqui vou dar um exemplo de como substituir a dll de nome iesysprep.dll que se encontra na pasta SysWOW64 (C:\Windows\SysWOW64\iesysprep.dll)

clique no botão iniciar
clique todos os programas
clique em acessorios
botão direito em prompt de comando
clique em executar como administrador
o padrão é esse:  takeown /f filepath

então digite estes comandos: "takeown /f C:\Windows\SysWOW64\iesysprep.dll"
sem as aspas e de enter
vai aparecer a menssagem que o comando foi concluido com sucesso
digite agora estes comandos: "icacls C:\Windows\SysWOW64\iesysprep.dll /grant nomedousuario:f"
sem as aspas e substitua o "nomedousuario" pelo nome do usuario do Windows e de enter
vai aparecer a menssagem de concluido com sucesso
agora podera substituir esta dll.

A dica de permissão para substituir o arquivo eu encontrei no site: em inglês
http://www.tech-recipes.com/rx/2204/vista_how_to_take_ownership_system_file/

65 comentários:

  1. Cara valeu!!!O melhor!!!E mais simples!!!

    Tentei vários outros que não funcionarão somente o a sua dica deu certo.Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, que bom saber que serviu pra mais alguém pois convivi com esse erro por dias até conseguir resolver, se tiver mais alguma duvida que estiver ao meu alcance estarei as ordem para ajudar você ou quem precisar. Nesta data estou acabando de montar ISOs atualizadas do Windows 8 e Windows 7 e a próxima etapa será fazer pendrive com menu personalizado para escolha do sistema a ser instalado.

      Excluir
  2. Cara, não sei quem é voce, mas eu pesquisei por semanas como burlar este erro, e só encontrei informações desencontradas.
    Algumas dicas validas como desativar o recurso do WMP, mas que só funcionou para duas imagens que criei, outras em ingles que eu não entendia nada. MAS ESTA SUA DICA, é incrivel, voce realmente me surpreendeu, e caso a sr trablahar na area da informatica, deve ser muito bom, vou divulgar seu blog e esta informação. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Mas infelzimente ao ponhar o dll no SysWO64, o imagex não reconhece, pois eu criei um Windows Pe para x64, alguma sugestão para evitar o erro fatal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, sim trabalho na área de informática, referente a seu erro favor postar quando esta dando este erro e quais comandos não são reconhecidos.

      Excluir
  4. Bom, ja sei qual é o erro, estou na busca da solução.
    No atual momento, o erro e/ou um dos erros, nada mais é que o internet explorer 10, Estranhamente, 'iesysprep.dll' não existe dentro de C: \ Windows \ SysWOW64.
    Neste momento consegui ultrapassar este erro, irei prosseguir com as atualizações + aplicações e tentarei usar novamente i imagex.
    De qualquer forma, se o usuario instalar o IE10 e tentar capturar a imagem do windows, ira ocorrer o erro fatal, assim que terminar meu teste volto para postar o que ocorreu.

    ResponderExcluir
  5. Bom, tentei usar o método que troca os valores do iesysprep.dll pelo regedit, mas isto apenas burla e cai no mesmo problema que a sua dica, em anexo a foto do erro.

    http://imageshack.us/a/img607/3647/nptf.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A descrição do erro diz que vc esta usando um versão do Windows PE 32 bits para capturar uma imagem de 64 ou vice versa, tente criar novamente o Windows PE da mesma arquitetura na qual esta querendo capturar, outra dica é copiar o arquivo iesysprep.dll de uma maquina que vc tenha instalado o Windows 64 bits.

      Excluir
    2. Ja tentei copiar o iesyprep de outra maquina amd64 para substituir na SysWOW64, mas a mesma não reconhece.

      O problema é simples, ao realizar tua dica ou a de trocar os valores do iesysprep no regedit, causa um erro de reconhecimento da imagem no IMAGEX

      Sem realizar tua dica ou a do regedit, o imagex consegue fazer a captura correta da imagem amd64, mas isto somente caso nao tiver atualizado para o IE10.

      Estou fazendo novamente a captura da imagem, caso eu obtenha sucesso, volto para postar o ocorrido.

      Excluir
  6. Bom, depois de horas seguidas nisto, desisti, ao menos sei ao fim desta jornada que o problema em questao é só o IE10, tambem sei e espero que isto posssa ajudar a alguem mais, quando for capturar uma imagem do windows, deixe a rede como publica para não precisar desativar o recurso WMP, caso contrario é outro erro do sysprep, sobre o IE10, o jeito é montar a imagem sem ele e depois usando o Dism agregar ela.
    Erro em questão não solucionado foi.

    Error: Could not load DLL C:\Windows\SysWOW64\iesysprep.dll[gle=0x000000c1]
    Error: RunExternalDlls:An error occurred while running registry sysprep DLLs, halting sysprep execution dwRet = 193[gle=0x000000c1]
    Error: WinMain:Hit failure while processing sysprep cleanup providers; hr = 0x800700c1[gle=0x000000c1]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capturei todas as imagens com o IE 10, e não deu problema, o que interfere muito no processo é o antivirus, eu desabilito o antivirus na maquina fisica e não instalo antivirus na maquina que vou capturar a imagem e tambem só pra registrar, a imagem que de erro (erro fatal) quando esta executando o sysprep não serve mais para captura tem que instalar o Windows do zero novamente outra coisa tambem é verificar antes de executar o sysprep as chaves do registro que foram modificadas se estão corretas pois algumas vezes eu modificava as chaves do registro e quando ia rodar o sysprep verificava e elas tinham se modificado, dai tinha que corrigir novamente para poder rodar o sysprep sem erro.

      Excluir
    2. Só estou instalando as atualizações + aplicativos basicos, como adobe, winrar. Se conseguiu usar o imagex com o IE10, realmente conseguiu algo que ninguem esta conseguindo. Mas obrigado de qualquer maneira, duvido que o tio bill faça uma correção disto, visto que o problema do wmp pelo sysprep ja vem desde o windows vista.

      Excluir
  7. Bom, depois de algumas horas de testes e mais testes, o erro continua, vou trabalhar com a hipótese que minha imagem PE esta incorreta, vou reavaliar os valores, reinstalar o IE10, e veremos o que vai acontecer, ja esta virando novela mexinacana \o/

    ResponderExcluir
  8. Caro Donini, enfim o erro foi solucionado.
    De fato os comandos dados para a criaçao do windows pe estavam incorretos. Pudera tambem, não existe um só site, um só blog que alguem passe as instruções de como criar um windows pe para a arquitetura x64, descobri na raça. E depois ainda tive que descobrir na raça que o imagex não funciona bem por esta plataforma, mas estou capturando a imagem, creio que agora dara tudo certo. Vale lembrar então que a tua dica pode estar valendo, mas ao longo do processo, optei por usar isto.

    Navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Setup \ Sysprep \ Cleanup

    Localize: Value Name {EC9FE15D-99DD-4FB9-90D5-5B56E42A0F80} Valor de dados C: \ Windows \ SysWOW64 \ iesysprep.dll, Sysprep_Cleanup_IE
    Substitua o valor com: C: \ Windows \ System32 \ iesysprep.dll, Sysprep_Cleanup_IE

    Navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Setup \ Sysprep \ Generalizar

    Localize: Value Name {EC9FE15D-99DD-4FB9-90D5-CE53C91AB9A1} Valor de dados C: \ Windows \ SysWOW64 \ iesysprep.dll, Sysprep_Generalize_IE
    Substitua o valor com: C: \ Windows \ System32 \ iesysprep.dll, Sysprep_Cleanup_IE

    Navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Setup \ Sysprep \ Especializar

    Localize: Value Name {EC9FE15D-99DD-4FB9-90D5-676C338DC1DA} Valor de dados C: \ Windows \ SysWOW64 \ iesysprep.dll, Sysprep_Cleanup_IE
    Substitua o valor com: C: \ Windows \ System32 \ iesysprep.dll, Sysprep_Cleanup_IE

    Obtenha permissão para estas ações.

    Agora você deve ser capaz de executar o sysprep com sucesso sem receber o erro relacionado IE10.

    Agora é torcer por um 2 x 1 pra cima da Espanha amanha kkk
    ´
    Até uma proxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está dando certo, fica ai sua dica pra quem tiver o mesmo problema.
      Sobre a criação do Windows PE, realmente quase não tem material na net, e nem me lembrei em te passar os comandos quando vc postou o erro que tava dando do Imagex, e dale Brasil, 1x0 é goleada rsss.

      Excluir
  9. Meu, simples e eficaz!!! Parabens mano!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Donnini,

    Existe alguma forma de capturar a imagem do Windows 7 Pro + Office 2010 ativadas, pelo WDS, e quando efetuar o deployer via rede a ativação se manter? Pois quando faço o deployer da imagem ativa, infelizmente ela não mantem a ativação....

    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Sei que tem como, mas eu não fiz ainda, mas se não me engano após rodar o sysprep e quando o Windows chegar na tela de de Boas Vindas ou de criar Usuario, vc tecla CTRL + SHIFT + F3 o Windows irá reiniciar em modo de auditoria, dai pra frente tudo que vc fizer (configurações) serão capturados com a imagem.
    Veja bem, não tenho certeza mas dei uma esplanada nesse assunto durante minhas pesquisas.

    ResponderExcluir
  12. Amigos, para não ocorrer problemas deste tipo é só na hora de atualizar não estalar o IE 10, valeu, espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  13. Olá galera,

    Após perder quase 24 horas nesse problema, consegui fazendo esse procedimento a mais.

    CMD como administrador: net stop wmpnetworksvc

    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otimo Post, Estava quebrando a Cabeça, Mas o Problema Foi Resolvido mesmo depois da DICA do Celso Amaral... Problema Resolvido.

      CMD como administrador: net stop wmpnetworksvc

      Excluir
    2. Já estava ficando louco com esse problema, muito obrigado pela dica acima, só assim consegui resolver!

      Excluir
    3. Só funcionou após a sua dica extra, muito obrigado a todos!

      Excluir
  14. Parabéns Donini II, suas dicas foram de grande valia. Minha placa Intel H55DW tinha pifado o video a 01 ano, estava utilizando o processador via Remote Desktop, consegui uma ASUS agora e tava com esse problema no 'sysprep'; porém meu problema (só descobri depois de tentar sua dica) era um BUG do próprio sysprep com o Windows Media Player Network Sharing Service (drmv2clt.dll). Basta executar o 'Services.msc' e desabilitar o serviço. VOILÁ, o sysprep concluiu com sucesso. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, que bom que deu certo, e fica sua dica pra quem tiver o mesmo problema.

      Excluir
  15. Alguém jé teve problemas de incompatibilidade tem alguns modelos de placa mãe que não aceita dai vc tem que criar outra imagem.. alguém já passou por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já aconteceu comigo, tive que criar imagem em pc com amd e outra com intel.

      Excluir
  16. Deu certinho aqui, muito obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, agradeço pela visita e volte sempre, postarei coisas novas regularmente.

      Excluir
  17. cara seu post esta realmente bem feito .. segui seu passo a passo e ate agora foi tudo de acordo com o que voce disse to criando uma imagem de win 7 32 .. para minha lan hause na verdade estou meio que no desespero pois sub a imagem sem fazer o sysprep .. (emfim formatei minhas 12 maquinas e apenas 2 subiram) pois ta erro de drive e incompatibilidade de sistema ... depois me lembrei do sysprep mas nao consigo executar ele depois do seu passo a passo consegui abri ele finalmente mas mesmo assim comtinua o "erro fatal na tentativa de executar o sysprep no computador" vc tem algum ideia doque posso fazer ?
    obs estou desdas 8 da noite passada aqui e ate agora nada ... ja to quase fazendo pc port pc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu uma lida nos comentários, alguns estão tendo erro por causa do IE 10 tente não atualizar para IE 10, ou ainda tente com outra ISO do Windows, e ainda tente fazer o procedimento em um outro computador com hardware diferente.

      Excluir
    2. obrigado pela atenção tentei de tudo que estava nos comentários mas o problema realmente era o windows que user para fazer a imagem ^^
      baixei uma ISO na internet e acabei não vendo direito oque ela tinha depois de um tempo vi que ela realmente era bem mexida refis o PC com outro ISO que tinha e deu certo obrigado ^^

      Excluir
  18. Muito bom amigo, obrigado, resolveu o meu problema!!!

    ResponderExcluir
  19. Cara, vc salvou minha vida!!!! Obrigado e sucesso.

    ResponderExcluir
  20. Cara, Ótimo post! muito obrigado! me ajudou bastante. Resolveu meu problema.

    ResponderExcluir
  21. De nada, volte sempre, terei coisas novas em breve.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo Post. O seu tutorial possui uma alta valia. Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, acompanhe tambem meu canal no Youtube, tem muita coisa boa.
      https://www.youtube.com/user/DoniniII/videos

      Excluir
  23. Excelente post, mas quando faço o procedimento do sysprep, tenho a mesma mensagem de erro fatal, alguma outra dica pra passar? Como tenho o hd clonado, fica facil de subir o windows novamente. Estou usando o windows 8.1 64 bits. Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Cara o tuto ta uma blz. mas eu continuo sem solução. Ja fiz de tudo desde as 8:00 só não usei água-benta rs. Estou mudando um HD de NFEs com certificados para outra maquina e não posso formatar.. que dureza né.. Algum plano C??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, desculpe, só vi hoje sua mensagem, se fez tudo conforme descrevi, acredito que seja problema com alguma atualização do Windows.

      Excluir
  25. Prezado Donini II

    Obrigado cara funcionou corretamente!!!

    Sem erros / Sem sustos!!!

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rssss, já passei vários sustos, cada erro novo erá uma novela, que bom que conseguiu.

      Excluir
  26. Só para ajudar, estas dicas são ótimas, mas tem 2 problemas que ocorreram comigo, além destes citados aqui, um que temos que desativar com compartilhamento do Windows Media, e quando desinstalamos algum programa antes de executar o sysprep, se ele ainda ficar no registro do Windows, não acha a DLL e da problema de novo... Recomendo a todos usarem estas dicas e não dando certo, olhem o arquivo de log gerado, se tiver erro com uma dll "drmv2clt.dll", é a questão do Media Player, se tiver algum erro, com algum programa especifico, no meu caso o Antivirus da M$, excluam a entrada correspondente no registro, localizando de acordo com que aparece no log de erro do sysprep, dentro do caminho: "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Setup\Sysprep\Cleanup" Tenha cuidado ao mexer nesta parte, faça backup do registro do windows. Ah, tem que elevar as permissões dentro do registro do windows para funcionar... (editar > permissões)

    ResponderExcluir
  27. Estava preparando uma imagem sysprep para instalar em um pc no escritório onde trabalho e bem na fase final do processo esse erro maldito quase pôs tudo a perder. Os passos descritos aqui foram vitais para que eu não tivesse que recomeçar tudo do zero. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  28. Ótimo tutorial, problema resolvido.
    Na página da Microsoft o texto é confuso.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  29. cara muito boa a dica mas pra mim não deu certo, personalizei várias imagens do windows e nenhuma deu esse erro só deu esse erro no 8.1 pro com media center , segui as suas dicas mas continua dando o problema, e o pior é que, depois que da esse erro, se reiniciar a máquina já era, não loga mais e pede pra reinstalar o windows =/

    ResponderExcluir
  30. Fiz todo processo e não funcionou.

    ResponderExcluir
  31. Fiz todo o processo acima, e funcionou perfeitamente.
    Obrigado pelo aprendizado passado por este tutorial.
    Até a próxima.

    ResponderExcluir
  32. Testei o procedimento mas não deu certo, testei alguns dos comentários e também não havia funcionado, mas cada caso é um caso... A forma que consegui foi a que está nesse que postarei a seguir, tomara que ajude a outros assim como eu... http://onixts.com/ticonectado/index.php/2017/03/06/correcao-erro-fatal-sysprep/

    ResponderExcluir
  33. Comigo não dá certo. No regedit em HLM > SYSTEM > SETUP > STATUS > SYSPREPSTATUS cleanupstate fica sempre em 1 e GeneralizationState fica sempre em 4

    ResponderExcluir
  34. Nenhuma dica aqui funciona. Estou executando sfc /scannow

    ResponderExcluir
  35. Solucionou meu problema, muito obrigado amigo! continue o bom trabalho :)

    ResponderExcluir
  36. Tentei no W10 e não funcionou. Alguma outra sugestão? Deu erro de DLL no log

    ResponderExcluir